A ABM lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira (09.02), de Dr. Roberto Santos, aos 94 anos, e expressa condolências aos familiares e amigos.
Natural de Salvador e filho de dr. Edgar Santos (fundador do Hospital das Clínicas), Dr. Roberto Santos foi reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), governador da Bahia, ministro da Saúde e deputado federal.
No colégio Antônio Vieira, era aluno merecedor das melhores notas, empenhado nos estudos a ponto de criar um laboratório de química no porão de sua casa com a ajuda da mãe. Obteve êxito anos mais tarde no vestibular de Medicina, nos estudos realizados nas universidades de Cornell e Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu uma carreira acadêmica de intensa produção científica e dedicou-se ao Hospital das Clínicas da UFBA.
Era tido como um mestre que abria horizontes aos seus alunos. Foram gerações de pesquisadores apoiadas e incentivadas por ele!
Roberto Santos era reconhecido como uma sumidade médica do país antes mesmo de completar 40 anos de idade. Teve destaque à frente dos diversos cargos públicos que ocupou.
Uma ampla reestruturação da UFBA foi promovida durante o seu reitorado, com forte ênfase no desenvolvimento científico através da implantação de quatro institutos de ciências básicas.
Era visionário, pesquisador, intelectual e realizador em múltiplos campos.