A ABM comunica por meio desta nota que não possui nenhuma relação com a FABAMED, portanto também não está relacionada com as notícias que têm sido divulgadas na imprensa sobre a FABAMED (que ela assumiu a gestão de dois hospitais para tratamento de coronavírus na Bahia).
A ABM é um associação de médicos. Durante a sua existência, vem cumprindo os objetivos descritos no seu Estatuto, destacando-se o fiel cumprimento dos preceitos éticos da Medicina, a promoção da união da categoria médica, o apoio aos seus associados no exercício profissional, as contribuições para a qualidade do ensino e aprimoramento das políticas de saúde pública e a constante atuação em prol da remuneração digna e compatível com o desempenho do médico.
Já a FABAMED é uma entidade jurídica de direito privado, sem finalidade lucrativa e de caráter científico cultural, voltada à área da Saúde. É qualificada, desde 2006, como Organização Social pelo Governo do Estado da Bahia e, desde 2017, pela Prefeitura Municipal de Salvador. Detém os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual.