A Associação Bahiana de Medicina (ABM) se posiciona contra o decreto anunciado nesta sexta-feira (17.04), pelo prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto, que pretende multar os condutores de veículos e demais ocupantes do carro, que não estiverem utilizando máscaras.
De acordo com a associação a medida é inapropriada, uma vez que os ocupantes do carro são todos da mesma família e convivem diariamente dentro da mesma casa sem fazer o uso do EPI. Além disso uma parcela da população continua frequentando espaços públicos sem utilizar a máscara, apresentando um risco maior de contaminação do que as famílias dentro do veículo.
A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) fará blitz parando os veículos nas ruas para conferir se o condutor e os demais ocupantes do carro estão utilizando máscaras. É importante ressaltar que a multa individual, cada ocupante do carro que estiver sem máscara receberá sua notificação para pagamento de multa. O valor da multa ainda está sendo definida.
Essa medida, juntamente com outras definidas no mesmo decreto, entrará em edição extra do Diário Oficial do Município neste sábado (18). A Câmara de Vereadores deve receber as medidas em um projeto de lei na segunda, para votação imediata.