O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Lincoln Ferreira, visitou, na quinta-feira (08/08), a sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina.
O presidente da ABM, Dr. Robson Moura, abriu o encontro mostrando-se honrado em receber Dr. Lincoln Ferreira, e passou a palavra. Dr. Lincoln Ferreira fez um balanço de um ano e meio de mandato e pontuou a problemática da multiplicação das escolas médicas, informando sobre a existência de 323 escolas autorizadas e 73 hospitais escolas.
“O Brasil extrapolou muito e não é possível formar médicos com o mínimo de qualidade técnica e de humanidade. O compromisso brasileiro é entregar médicos com competência e essa é umas das preocupações da nossa gestão”, afirmou.
Ele destacou ainda que no ano passado foi realizado o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), o que demonstrou a união das entidades. Durante esse encontro uma das discussões propostas foi sobre a carreira médica de Estado. “Agora o presidente Bolsonaro lançou o programa Médicos pelo Brasil. Esse é o começo da organização de uma carreira médica. Vamos comemorar, mas não nos restringir ao que foi lançado”.
Outro motivo de comemoração, lembrou ele, é que o Brasil elegeu pela terceira vez o presidente da Associação Medica Mundial (AMM). “Com isso teremos avanços na telemedicina, quando realmente necessária e realizada com qualidade”.
Em seguida, o ex-presidente da ABM, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, reforçou que o lançamento do Médicos pelo Brasil é um começo. “O problema é mais profundo, porém estamos avançando”. Questionou também a multiplicação das escolas de medicina, refletindo sobre a qualidade da formação médica atual.
Estiveram presentes também o vice-presidente do Cremeb, Dr. Julio Braga, a vice-presidente do Sindimed, Dra. Rita Virgínia Marques Ribeiro, o vereador Cezar Leite, o ex-presidente da ABM, Dr. Jadelson Andrade, o coronel BM, Marcos Nolasco, o Cel BM Méd, e presidente reeleito da ANSPMBMB, Cel. BM Méd Rômulo Capello Teixeira, os representantes da Liga Acadêmica de Medicina, Cayo Bandeira e Kayque Bandeira, diretores e funcionários da ABM.