Nos últimos dez anos estão ocorrendo aparecimento de novas arboviroses e recrudescência de viroses já controladas por vacinas no Brasil.
Atualmente seis novas viroses preocupam a população: Zika vírus, Chikungunya, Dengue, Mayaro, Oropouche e febre amarela, todas transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. Porém há risco de recrudescência de Sarampo e Caxumba em adultos e crianças, viroses já controladas por programas de vacinação. Também há risco de recrudescência da poliomielite, já considerada erradicada. As epidemias de vírus da gripe Influenza como H1N1 e H3N2 já circulam no Brasil com casos de mortes registradas no País.
Para debater esse assunto, a Academia de Medicina da Bahia promoveu no dia 5 de setembro de 2018, às 19h, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina, conferência aberta para o público e imprensa, tendo como conferencista o Acadêmico Professor Roberto Badaró, Infectologista de renome nacional e internacional. O professor comentou sobre as doenças causadas por esses vírus e abordou aspectos práticos no diagnóstico e prevenção dessas doenças.
O evento teve o apoio institucional da Associação Bahiana de Medicina.