O diretor de Assuntos de Saúde Pública da Associação Baiana de Medicina (ABM), Dr. Jorge Jambeiro, realizou, na manhã de terça-feira (28.08), a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom). O convite foi feito pela diretora-geral do Instituto, Dra. Ceuci Nunes, e corroborado pelo secretário de saúde do Estado, Dr. Fabio Vilas-Boas, durante visita técnica do diretor da ABM ao Instituto.
O ortopedista, que é referência nacional em cirurgia de hanseníase, declarou estar impressionado com o Icom. “Isso aqui é mais do que uma construção, tem um estado de espírito fantástico para o doente de hanseníase. Com a inauguração do Instituto, o tratamento da hanseníase e suas complicações foi incorporado. Sem dúvida é um grande passo para se diminuir as incapacidades dessa patologia. Parabenizo a diretora-geral do Icom, Dra. Ceuci, a diretora técnica, Dra. Ana Verônica Mascarenhas, e o secretário de saúde, Dr. Fábio Vilas-Boas, pela iniciativa”.
Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos e onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia.
Dra. Ceuci Nunes afirmou que a equipe vive um momento de resgate. “Vivemos uma enorme dificuldade, mas sempre defendemos que a hanseníase tinha que ter prioridade. Hoje estamos fazendo isso”, comemorou.
Já a diretora técnica, Dra. Ana Verônica Mascarenhas, destacou que esse resultado se deu após muitos anos de luta. “O que nos levou a ter essa vitória foi a fé e o compromisso”.
O Instituto Couto Maia, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é fruto de uma parceria público- privada. Inaugurado no dia 6 de julho último, no bairro de Águas Claras, o Icom oferece, em nível ambulatorial, consultas nas especialidades de HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia.
O que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
Essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade em áreas endêmicas, entretanto é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece.