No último dia 14, estivemos representando a AMB em reunião privada com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, por convocação do Deputado Federal e oftalmologista, Dr Hiran Gonçalves (PP-RR), para discutir a conduta de alguns planos de saúde em adotar “pacotes” incluindo consultas e exames complementares em um único valor.
Nessa reunião estiveram presentes também CBO (Pres. José Augusto Ottaiano), SBO, CFM, MPF, ANS, FeCOOESO, FenaSaúde, CREMERJ, CRM-DF e BRASCRS.
Após várias argumentações dos representantes da classe médica, tanto a ANS, quando o Ministério Público Federal consideraram que esse tipo de “pacote” fere as normas da ANS e põe em risco a qualidade do atendimento ao consumidor final que é o paciente.
Por orientação do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi e aval do MPF e ANS, será marcada uma nova reunião com reunião com representantes das entidades envolvidas com o objetivo de assinarem um TAC - Termo de Ajuste de Conduta que venha a regular o acordo entre as partes segundo as normas vigentes.
Apesar de ter sido uma conquista da Oftalmologia, a atuação dos poucos representantes virá a beneficiar toda a Classe Médica pois, fácil e rapidamente, essa atitude de “empacotar” consultas e exames (barrada pela oftalmologia) logo viria a se espalhar por todas as especialidades.