Ainda como parte das comemorações dos 60 anos da Academia de Medicina da Bahia, no próximo dia 27 de julho, a partir das 8h, no Bahia Othon Palace Hotel, será realizado pela aniversariante e pela ABM o seminário “Consequências da abertura de novos cursos de Medicina no Brasil”. A abertura fica a cargo do presidente da entidade, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes, e a moderação com o acadêmico Roberto Badaró. O evento é aberto ao público.
O seminário será divido em exposições ao longo da manhã. A começar pela Academia de Medicina da Bahia, através do acadêmico Dr. Raymundo Paraná. Em seguida, falando sobre a “diretoria de desenvolvimento da educação em saúde”, estará Dr. Evandro Guimarães de Souza, do Ministério da Educação e Cultura; Representando o magnífico Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Prof. Fernando Adan.
O secretário geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Henrique Batista e Silva, fará a exposição da entidade. A Associação Medica Brasileira (AMB) ficará a cargo do 1° Vice-presidente, Dr. Diogo Sampaio; a Associação Brasileira de Escolas Médicas com seu vice-presidente, Prof. Dr. Geraldo Cunha.
Feita as exposições, serão abertos os comentários acerca do tema. A começar pela presidente do Conselho Federal de Medicina (CREMEB-BA), Dra. Tereza Maltez, e, em seguida, o presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Robson Moura. Os presidentes dos diretórios acadêmicos de medicina de faculdades baianas também terão lugar para opinar sobre a abertura de novos cursos de medicina no Brasil, além de espaço para perguntas para o público em geral.
No último dia 10, a Academia de Medicina da Bahia realizou a cerimônia de solenidade em celebração dos 60 anos da entidade e contou com a presença de membros da academia e outras entidades médicas. Na ocasião, a ABM recebeu o título de Entidade benemérita.