Temáticas ligadas ao compliance na Saúde serão abordadas em evento a ser promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e o Escritório Hage, Navarro, Fonseca, Suzart& Prudêncio – Consultoria em Compliance, no dia 6 de dezembro, no auditório da ABM, em Ondina, das 7h30 às 12h30h.
O objetivo é viabilizar a interação, a troca de experiências e o aprofundamento do assunto por meio de painéis que enfocarão abordagens jurídicas e administrativas para a aplicação do compliance no setor. Um café da manhã interativo abrirá a programação, também promovendo o entrosamento entre os participantes. O evento visa reunir empresários, gestores, advogados e demais profissionais que atuam na Saúde na Bahia.
Dentre os temas que serão discutidos nos painéis estarão “Os benefícios do programa de compliance para todos os agentes da saúde” e “Mercado de saúde, ética e concorrência: limitação da liberdade econômica em favor da garantia de entrega de valor ao paciente”. Palestrantes de peso participarão do encontro, a exemplo de Sérgio Alberto Pinto, Compliance Lead for Jonhson e Jonhson Medical Device; e do professor de Direito Empresarial da USCS, Alexandro Guirão. Conheça aqui os demais temas e palestrantes.
As inscrições estão abertas. Maiores informações sobre o evento e investimentos por meio do site www.ahseb.com.br ou (71)3082-3766.
Confira abaixo depoimentos de realizadores e de membros da mesa de abertura do evento sobre o tema.
“Todo segmento de saúde precisa estar inserido nesta nova prática empresarial. Em um futuro muito próximo não teremos empresas no nosso segmento, e em outros segmentos também, que não tenham no compliance uma política muito clara, muito definida e que faça parte da política e das práticas empresariais no dia-a-dia das organizações” –Mauro Duran Adan, realizador e presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb).
“Durante toda a manhã iremos discutir o que é compliance e sua inserção nas empresas. Isso é de extremo interesse para nós, médicos, porque o Compliance engloba as condutas éticas dentro do ambiente empresarial, o que implica positiva ou negativamente em nossa atuação: não apenas como gestores médicos, mas também quando exercemos a Medicina nas unidades hospitalares” – Robson Moura, realizador e presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM).
“É uma oportunidade de podermos fazer uma rápida discussão sobre ética, sobre modelos de governança corporativa, sobre o que é que o mundo na verdade tem feito a respeito deste assunto. E nós, da área de saúde, somos uma das áreas que está em voga, que está em moda, que está inclusive sobre severas críticas de outros setores da sociedade”. Marcelo Britto, presidente da Federação Baiana de Saúde (Febase)
“Atuar em conformidade, com ética, integridade e transparência, em sintonia com as leis vigentes e as melhores práticas de governança, é, sem dúvida, o melhor caminho para a gestão corporativa. Discutir este tema tão atual é muito importante para que as experiências sejam compartilhadas e profissionais de diferentes áreas colaborem com seus conhecimentos. Na gestão do Hospital Santa Izabel, buscamos sempre orientar que líderes, colaboradores e voluntários sigam a mesma base filosófica e promovam o esforço continuado em assegurar o mais alto nível de ética em todas as atividades que desenvolvam” – Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.