Em comemoração ao Dia do Anestesiologista - 16 de outubro, a SAEB - Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia traz o Curso Salve uma Vida - um projeto da SBA - Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Com o apoio da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (COOPANEST-BA), do SAMU e da Secretaria de Saúde do Município, será montado um espaço para a realização do curso em frente ao Farol da Barra, neste domingo (15/10), das 8h às 12h, onde a população será gratuitamente capacitada a reconhecer e administrar os primeiros socorros a uma vítima de parada cardiorrespiratória.
O CURSO SALVE UMA VIDA tem ênfase na avaliação da cena, com utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), segurança pessoal, acionamento rápido dos serviços de emergências (SAMU 192) e nos primeiros cuidados que serão disponibilizados à vítima, para que tal situação seja revertida o mais rápido. Também visa fornecer informações no sentido de não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogênicas).
As aulas serão dinâmicas com apresentação de vídeo em telão com informações teóricas durante todo o período que durar o evento, treinamento prático com manequins infláveis em Suporte Básico de Vida, incluindo as técnicas para ventilação e massagem cardíaca externa.
SALVE UMA VIDA
O evento é um projeto de cunho social da SAEB, chancelado pela SBA, que visa fornecer informações à população em geral sobre o Suporte Básico de Vida - conjunto de medidas e procedimentos de suporte a uma vítima de parada cardiorrespiratória até a chegada de um atendimento profissional de emergência médica. É uma das partes da chamada “Cadeia de Sobrevivência”, composta pelos seguintes pilares:
1) Reconhecimento imediato da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e acionamento do serviço de emergência/urgência;
2) Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) precoce, com ênfase nas compressões torácicas;
3) Desfibrilação rápida;
4) Suporte avançado de vida eficaz;
5) Cuidados pós-PCR integrados.
O SBV (composto pelos pontos de 1 a 3) é o fator de maior relevância para sobrevida com alta hospitalar. Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência. Quando este conjunto funciona de forma rápida e, principalmente, eficiente, há um aumento substancial na probabilidade de reversão das PCR e também a minimização de possíveis lesões neurológicas, principalmente em locais com grande concentração de pessoas.
CURSO SALVE UMA VIDA
15/10 (DOMINGO)
8h às 12h
EM FRENTE AO FAROL DA BARRA
ACESSO GRATUITO