Com o tema "O papel da internet na prática médica contemporânea", o XV Congresso da Associação Bahiana de Medicina (ABM) reuniu estudantes, médicos e profissionais da área de saúde no Centro de Eventos da instituição nos últimos dias 28 e 29 de julho. O encontro contou com a participação de especialistas baianos e de outros estados.
O congresso, que está no 15° ano, tratou sobre a modernização do pensamento educacional usando os novos recursos educacionais baseado em tecnologia com o Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Chao Lung Wen. Segundo o professor, os diversos tipos de tecnologia permitem o compartilhamento e informação entre instituições, ampliar a visão dos estudantes e desenvolver cada vez mais um processo de aprendizagem na participação. “Os professores precisam induzir o processo participativo do raciocínio, observação e participação”, completa.
Outros assuntos foram debatidos como os cursos de educação à distância (EAD) e o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (INESS) lidam com as barreiras e desafios da carreira médica; o "Dr. Google" e o que fazer quando o paciente utiliza a internet para acessar as informações de saúde e quais os riscos e recomendações para essa prática. A publicidade e propaganda médica nas mídias sociais - o limite entre informação e excessos - foi outro ponto importante discutido durante o Congresso.