Como lidar com pessoas que têm "manias" e certos vícios? Na próxima sexta-feira, 09.06, às 19h, o médico psicoterapeuta, Dr. Antônio Pedreira, vai levar a palestra "Lidando com pessoas com manias" para o Auditório Altamirando Santana, na Associação Bahiana de Medicina (ABM), com a missão de colaborar para o entendimento dessas vivências. O evento é gratuito e aberto ao público que deseja saber mais sobre a psiquiatria no cotidiano.
Durante a palestra, o psicoterapeuta, escritor e educador vai explicar o tema, mostrando que a mania em psiquiatria é algo muito grave, outrora chamada de Psicose Maníaco-depressiva e atualmente de Transtorno Bipolar; e vai diferenciar o momento em que a pessoa está lidando com alguém que tem traços de personalidade que se caracteriza por fugir das normas de conduta habituais e apresentar certas excentricidades, como lavar a mão a todo momento, ficar checando a fechadura, o registro do gás, entre outros.
"Essas são condutas chamadas de bizarras e compulsivas que as pessoas costumam rotular como esquisitice, chatice e, de fato, essas pessoas são excêntricas. Ter certos vícios pode dificultar a vida alheia e criar dificuldades para quem convive com elas", explica Dr. Pedreira. Por isso essa será uma boa oportunidade para se entender melhor esse transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e ajudar com quem vive com essas dificuldades, além de ajudar os familiares com este problema, completa.
A parceria com a ABM e UBAT (União Bahiana de Analistas Transacionais), para realização de palestras, já dura quatro anos de muito sucesso e adesão popular, já que todas são com acesso gratuito. Nesta edição, serão sorteados entre a plateia um CD e um livro. Dr. Antônio Pedreira é Médico, Psicoterapeuta e Educador, com 35 anos de experiência em psicoterapia, autor de dezenas de livros nas áreas de biomédica e saúde mental, pós-graduado nos Estados Unidos, professor adjunto da UFBA e escritor.
IMPERDÍVEL!
O quê: Palestra - "Lidando com pessoas com manias" com Dr. Antônio Pedreira
Quando: Sexta-feira (9.06), às 19h
Onde: Na Associação Bahiana de Medicina (ABM), na Rua Baependi, Nº 162, Ondina, Salvador.