A Nutricionista especialista em nutrição oncológica Alice Pinho realizou uma palestra sobre alimentos orgânicos, transgênicos e agrotóxicos “Agricultura Familiar – o que precisamos saber?” na manhã do sábado (27.04), no Sheraton Hotel da Bahia, durante o I Simpósio Nutris do Bem, evento apoiado pela Associação Bahiana de Medicina.
A professora e idealizadora do Bem Nutrition Cursos Online começou a palestra tecendo um panorama histórico sobre a agricultura familiar, como o reconhecimento em 1990 até a Lei n° 11.326, de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Citou dados importantes sobre a economia como o fato de que 70% dos alimentos produzidos no Brasil são oriundos da agricultura familiar, sendo esta a base econômica de 90% dos municípios brasileiros.
Outro ponto abordado pela nutricionista foi o uso de agrotóxicos no país. “O Brasil é o campeão de maior consumo da substância no mundo, sendo o 2° maior mercado de agrotóxicos, conhecidos também como pesticidas. Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano”, pontuou Alice. A nutricionista mostrou ainda que o pimentão é o alimento campeão no ranking de irregularidades no uso de agrotóxicos, seguido do morango, pepino, alface e da cenoura. Alimentos como abacaxi, laranja, arroz, feijão e cebola também estão na lista.
No que se refere a alimentos orgânicos, a especialista explicou que, já que o solo é um organismo vivo, deve ser manuseado com o máximo de cuidado possível para manter toda a vida nele existente. “Nesse tipo de agricultura as ervas daninhas são parte do sistema e devem ser mantidas para dar cobertura ao solo e ser abrigo para os insetos. Assim, o controle de pragas e doenças deve ser feito a partir de medidas preventivas e produtos naturais”, completou.