Com auditório lotado, ABM realiza I Simpósio da Terminalidade
Fonte:
O Apoio à Atividade Médico-Científica da Associação Bahiana de Medicina (AAMC/ABM), em parceira com o suporte do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), realizou, na quinta-feira (22.09), o Simpósio da ABM sobre Terminalidade com o auditório Altamirando Santana lotado, na sede da ABM, em Ondina. O evento contou com a presença de importantes nomes da Oncologia.
O presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Dr. Robson Moura, deu as boas-vindas a todos e iniciou a noite de aprendizados. Entre os palestrantes estiveram Dra. Larissa Rodrigues, psicóloga, que falou sobre o processo de luto, acolhimento e sobre o fato de o luto não ser apenas diante da morte; Dra. Clarissa Mathias, especialista em oncologia e diretora da ABM, que falou sobre a parte fisiológica da morte e todos os cuidados que devem ser tomados com a família e a equipe multidisciplinar.
Já o filósofo, Dr. Antonio Saja, falou sobre a parte filosófica da Terminalidade, a questão da morte como o fechamento da vida e da responsabilidade em completar a vida de forma correta. Por sua vez, o Prof. Garrido, psicólogo, abordou a espiritualidade e a importância de se ter um templo para onde recorrer nesses momentos.
O evento foi finalizado com um debate em que se discutiu o tema com os médicos, psicólogos, psicoterapeutas e pessoas da comunidade, que descreveram suas experiências com o luto. Para Dra. Clarissa Mathias, o Simpósio foi "inesquecível”. “Tivemos uma aula muito elucidativa e rica”, completou.