A Associação Bahiana de Medicina (ABM) e o Monte Tabor Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária firmaram, por meio do Serviço de Apoio à Atividade Médico-Científica, acordo que tem por finalidade prestar suporte ao pesquisador do Hospital São Rafael - HSR na área multiprofissional. A parceria propõe desenvolvimento de programas, projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente, desenvolvidos, também, em projetos conjuntos.
Dentre os serviços prestados serão desenvolvidos atividades de traduções, organização e padronização referências, revisão ortográfica e/ou gramatical, formatação de TCCs, monografias, dissertações e teses em conformidade com as regras da ABNT/Vancourver/APA/ISO, adequação e submissão de manuscritos considerando as normas específicas de cada periódico/jornal ao qual o artigo será submetido valendo-se dos profissionais qualificados para tanto, programação visual para apresentações/comunicações orais voltada para trabalhos de pesquisa, layout gráfico e impressão de pôsteres científicos; inserir dados de pesquisadores/autores na Plataforma Lattes do CNPq, dar suporte para cadastro de pesquisa na Plataforma Brasil, e coordenar as etapas editoriais para publicação de livros, projetos de divulgação científica e afins.
Por conta dessa nova parceria, os colaboradores do HSR receberão 10% de desconto em todo serviço contatado e, caso este profissional seja médico e associado da ABM, o percentual de desconto será de 30%. “A parceria com o serviço de apoio à publicação da ABM facilitará que pesquisadores do HRS terceirizem aspectos burocráticos da atividade de pesquisa, gerando mais tempo livre para criar perguntas e procurar respostas científicas. É uma espécie de fomento à ciência”, afirma o Coordenador de Pesquisa do HSR, Dr. Luís Cláudio Correia.
A coordenadora do Serviço de Apoio à Atividade Médico-Científica - AAMC da ABM, Silvana Pereira, afirma que, no intuito de oferecer maior comodidade, os atendimentos presenciais serão realizados nas instalações do próprio HSR, onde o solicitante encontrar-se alocado, mediante agendamento prévio. Outra alternativa será o posto de atendimento localizado na sede da ABM, em Ondina.