Pensando nas dificuldades das causas multifatoriais que envolvem as Unidades de Emergências do país, a Associação Bahiana de Medicina (ABM) realiza, nos dias 29 e 30 de julho, na sede (Ondina), o II Simpósio de Emergências Médicas. A iniciativa visa manter os médicos e estudantes atualizados sobre as emergências médicas, focando nas apresentações atípicas e tratamento com consequências imprevisíveis.
Os convidados são palestrantes experientes e competentes, reconhecidos em suas áreas de atuação pelo bom senso, tão importante nas unidades de emergência. Na sexta-feira, 29, os palestrantes serão o pneumologista, Fundador e Coordenador da Associação Bahiana do Portadores de DPOC e diretor da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Guilhardo Fontes; o Coordenador Médico do Instituto Cardio Pulmonar - Instituto Cardio, Dr. Marcel Albuquerque; Dra. Mirela Souto, especialista em Oncologia Clínica; o clínico geral e radiologista, Dr. Hélio Braga.
Já no sábado, 30, o moderador será o pneumologista Dr. Antonio Dorea e os convidados serão o pneumologista do Hospital São Rafael, Dr. Guilherme Montal; o cardiologista Dr. Júlio Braga; o cirurgião torácico, Dr. Yuri Melo; o reumatologista, pós-doutor pela University of Calgary (Canadá) e professor adjunto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Mittermayer Santiago; e a Doutora em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo - USP, Dra. Alina Feitosa.
As inscrições para o II Simpósio de Emergências Médicas são gratuitas e serão feitas na abertura do evento. Ele será realizado na sede da ABM, na Rua Baependi, 162, Ondina, na sexta-feira (29.07), a partir das 19h, e, no sábado (30.07), às 8h.