Resultado de parceria com AAMC/ABM, GEMINI é considerada iniciativa de sucesso
Fonte:
Em parceira com a Associação Bahiana de Medicina (ABM) e com o Serviço de Apoio à Atividade Médico-Científica (AAMC), o Professor Adjunto de Medicina da UNIFACS - Rede Laureate e Coordenador Médico do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital da Cidade, Prof. Nivaldo Filgueiras, criou o Grupo de Estudos em Medicina Intensiva (GEMINI). “Em 2015, identificamos a necessidade de estimular as pesquisas no Hospital da Cidade e procuramos a ABM, por meio do AAMC, para realizarmos uma parceria. Através do AAMC, mandamos mensagem para as ligas e as universidades e iniciamos um processo seletivo”, conta.
Foram 35 estudantes inscritos de três Universidades: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade Salvador (Unifacs) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sendo dez selecionados para trabalho extracurricular, com foco em Cardiologia e Medicina Intensiva. Os alunos participaram de discussões de artigos baseados em metodologia científica, elaboração do Projeto de Pesquisa, além de treinamentos para coleta de dados no NEP do Hospital da Cidade.
De agosto de 2015 até o momento, foram orientados três alunos de medicina em seus trabalhos de conclusão de curso. Um ano depois da iniciativa, em um prazo muito curto, quando se trata de pesquisa clínica, foram apresentados os seguintes resultados objetivos: dos três artigos inscritos no 28° Congresso Baiano / Norte-Nordeste de Cardiologia, dois foram selecionados e apresentados; dos quatro artigos enviados ao V Congresso Luso Brasileiro de Medicina Intensiva, dois foram aprovados e apresentados pelos alunos.
Além disso, o GEMINI - NEP / Hospital da Cidade ultrapassou as fronteiras do nosso país. Um trabalho foi aceito para apresentação no Congresso Europeu de Cardiologia (Acute Cardiovascular Care 2016 - Lisboa - 15-17 Outubro de 2016) e dois trabalhos foram aceitos no Congresso Europeu de Medicina Intensiva (29th ESICM Annual Congress - European Society of Intensive Care Medicine) de 01-05 de Outubro em Milão - Itália . “A parceria ABM com a iniciativa GEMINI foi sem dúvidas positiva”, conclui Prof. Nivaldo Filgueiras.