Nos dias 18 e 19 de abril (segunda e terça-feira) a Associação de Fomento da Otorrinolaringologia da Bahia (FOB) e o INOOA promovem o atendimento gratuito com consultas e exames de laringoscopia. Além de preservar e prevenir os distúrbios da voz, a ação tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce do câncer de laringe. Esta é a 15ª Campanha da Voz, para marcar o dia Mundial da Voz – comemorado em 16 de abril.
“Pessoas que estão com rouquidão há mais de 10 dias poderão fazer tanto a consulta quanto a laringoscopia. Os pacientes que apresentarem lesões sugestivas de câncer, a depender do nível de evolução da doença, poderão ter tratamento cirúrgico na própria FOB. Casos mais graves serão encaminhados à rede pública especializada no tratamento do câncer. O fundamental é buscar o diagnóstico o quanto antes. Uma cirurgia na fase inicial da doença tem grandes chances de cura. Em alguns casos, inclusive, sem a necessidade tratamento coadjuvante a uma eventual cirurgia.”, explica Dr. Otávio Marambaia, médico otorrinolaringologista e presidente da FOB.
A maioria das alterações da voz é devido a doenças que podem ser diagnosticadas precocemente como lesões benignas das cordas vocais (nódulos, pólipos e cistos), refluxo faringo-laríngeo, etc.
Devem participar da campanha pessoas com rouquidão há mais de duas semanas, sem causa específica, quem tem solicitação médica para realizar laringoscopia pelo SUS ou trabalha com a voz e não tem condições financeiras ou plano de saúde.
O atendimento deve ser agendado pelo telefone 71 3036 4884, a partir desta segunda-feira, dia 11/04. A campanha acontecerá nos dias 18 e 19 de abril, no Ambulatório Docente Assistencial Deputado Isaac Marambaia, localizado à Rua Metódio Coelho nº 55 – Cidadela. SOMENTE serão atendidas pessoas sem plano de saúde, com sintomas sugestivos e agendamento prévio.
CÂNCER DE LARINGE
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. A ocorrência pode se dar em uma das três porções em que se divide o órgão: laringe supraglótica, glote e subglote. Aproximadamente 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais). O tipo histológico mais prevalente, em mais de 90% dos pacientes, é o carcinoma epidermoide.
De acordo com o último levantamento do INCA – Instituto Nacional de Câncer, em 2014, no Brasil, surgiram 6.870 casos novos de câncer de laringe em homens e 770 em mulheres. O risco estimado é de 7,03 casos a cada 100 mil homens e de 0,75 a cada 100 mil mulheres.
CAMPANHA DA VOZ
18 E 19/04
CONSULTAS E LARINGOSCOPIAS GRATUITAS
MARCAÇÃO PELO TELEFONE: 71 3036 4884, A PARTIR DE 11/04
AMBULATÓRIO DOCENTE ASSISTENCIAL DEPUTADO ISAAC MARAMBAIA
RUA METÓDIO COELHO Nº 55, CIDADELA