Uma tarde de alegria e confraternização para marcar o ano de pacientes que convivem com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Foi assim a Festa Natalina dos Portadores de DPOC realizada na sexta-feira (4/12), no foyer da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina. Organizado pelo diretor da ABM, o pneumologista Dr. Guilhardo Fontes, o evento reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre pacientes, familiares e amigos. O Presidente da ABM, Dr. Robson Moura, saudou a todos e declarou sua satisfação em receber o grupo na sede da Associação Bahiana de Medicina.
Com direito a música, apresentação de coral, dança e sorteios, a festa Natalina mostrou a importância da presença da família durante o tratamento da doença crônica. O Dr. Guilhardo Fontes falou sobre como a união ajuda no tratamento da DPOC: “Temos reuniões mensais onde os portadores conversam, participam, contam seus problemas. É uma verdadeira terapia. Quando mais eles estiverem informados, muito mais facilmente são tratados. Os familiares dão grande apoio ao tratamento”.
As dificuldades diárias de pessoas com doença pulmonar limitam a capacidade de realizar exercícios e atividades físicas, mas o prazer e a força de vontade fizeram com que surgisse o Coral dos Amigos da DPOC. “É o primeiro coral de pacientes com doença pulmonar do Brasil e possivelmente da América Latina”, pontuou o diretor da ABM. O grupo foi criado em menos de 30 dias a partir da iniciativa do paciente Cícero Arestídes, de 55 anos, durante uma aula com a fisioterapeuta do grupo, Dra. Patrícia.
Cícero, que apresentou quatro canções durante o evento, falou da importância de um coral de pessoas com doença pulmonar. “Às vezes a pessoa não consegue subir um lance de escada, mas consegue cantar. Hoje vai ser a partida para que o pessoal veja que é possível cantar. Se fizermos um repertório fácil, começamos hoje com uma música e amanhã fazemos um conserto”, disse o paciente, já almejando o futuro do coral.
Durante a Festa Natalina dos Portadores de DPOC, foram sorteados um microondas, uma sanduicheira, dois liquidificadores e dois ventiladores. O evento contou com uma apresentação musical de amigos da DPOC, que levou ritmos como o samba ao salão da ABM. “Esse final é um coroamento de reuniões que fazemos durante um ano. Eles merecem mais do que ninguém. Eu também fico feliz de participar com eles, porque a alegria é tanto minha quanto deles”, finalizou o Dr. Guilhardo Fontes.