Cem pessoas foram atendidas gratuitamente no Mutirão contra Aneurisma, realizado na manhã do último sábado (17.10), na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina - uma iniciativa da ABM em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Bahia, com apoio da Sonosite. Entre 8h e 12h, foram identificados nove casos de suspeita da doença (dilatação da aorta). Os pacientes foram encaminhados para tratamento gratuito nos Hospitais Ana Nery e Roberto Santos, para evitar o avanço da doença, demonstrando que o objetivo do mutirão não era apenas a detecção, mas a cura.
Durante toda a manhã, médicos e residentes realizaram exames de Doppler, para uma melhor detecção de suspeita de aneurisma. “Mesmo quando não é detectado o problema, o paciente recebe orientações, inclusive a de procurar um profissional da área e ter um acompanhamento permanente. Além do mutirão em si, a divulgação da iniciativa é muito importante, além do papel de multiplicadores que esses pacientes têm na família, no trabalho, etc.”, explicou o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular Regional Bahia, Dr. Ronald Fidelis.
O militar da reserva Ademir Martins da Silva Lima, 65 anos, foi um dos atendidos. “Fiquei sabendo do Mutirão por uma rádio em Salvador e vim porque tenho dores na barriga e não sei a causa. Um tio meu faleceu com dor abdominal e ninguém descobriu o motivo. Fiquei preocupado. Com a situação complicada que temos hoje na saúde do país, essa iniciativa da ABM é bem vinda sempre”, ressaltou.
A técnica em seguros Leda Jesus Santos, 58 anos, tem problemas de circulação e é hipertensa, por isso procurou o Mutirão da ABM. “Temos dificuldade de conseguir atendimento médico nessa área, por isso eu vim para fazer os exames e me precaver. Além do exame, o médico me orientou sobre a importância de conversar também com meus familiares para que busquem um angiologista. Achei a distribuição das senhas e o atendimento muito organizado. Nota dez”, destacou.
Para o Presidente da ABM, Dr. Robson Moura, o objetivo dos mutirões é fazer a prevenção das doenças e promoção da saúde. “Ficamos sempre orgulhosos com o resultado. E já estamos planejando o de Cardiologia, que será em novembro”, destaca.
Esse foi o quarto mutirão em diferentes áreas da Medicina que a ABM realizou desde o ano passado, visando prestar atendimento gratuito à população. Os mutirões realizados nas áreas de Oftalmologia, Dermatologia, Pneumologia e Angiologia já atenderem mais de 1.000 pessoas.
Aneurisma - O aneurisma de aorta abdominal é uma doença grave, com altas taxas de mortalidade, mas, quando diagnosticada precocemente, tem grande potencial de cura. O diagnóstico precoce pode salvar uma vida.
A Aorta é a maior artéria do corpo humano. Ela leva o sangue do coração para todos os órgãos, passando pelo tórax e pelo abdômen. É através de seus ramos que o sangue é distribuído para o coração, os pulmões, o fígado, o baço, o intestino, os rins e as pernas.
O aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação (protuberância) anormal da aorta, na altura do abdômen. Se não for tratado, o aneurisma cresce, tornando as paredes da artéria mais frágeis, até que se rompam. A ruptura de um aneurisma da aorta abdominal pode levar à morte.