Nesta terça-feira, 29/09, quando se comemora o Dia Mundial do Coração, uma equipe multidisciplinar do Complexo HUPES chama atenção para a necessidade de manter hábitos saudáveis e prevenir as doenças cardiovasculares. Das 8h às 17h, o movimento “A saúde do seu coração também é nossa”, realiza ações educativas para os trabalhadores, na entrada principal do HUPES.
Cardiologistas, residentes, equipe de enfermagem e nutricionistas prestarão esclarecimentos para a prevenção de doenças cardíacas, além de aferir pressão e glicemia, medir a altura e o peso, dar orientações nutricionais e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Caso necessário, será feito a devida indicação para acompanhamento médico.
O coordenador da Cardiologia do HUPES e gestor da Unidade Cardiovascular, Dr. Edmundo Câmara, alerta que hábitos simples podem reduzir o risco de uma doença cardiovascular. “Ter uma alimentação balanceada, não fumar, fazer exercícios físicos, controlar o colesterol e a pressão arterial são alguns dos cuidados diários que ajudam a prevenir uma doença cardíaca”, reforça.
Quando se fala em atividade física, por exemplo, o ideal seria fazer 150 minutos por semana de exercício moderado ou 75 minutos por semana de exercício intenso, conforme publicação da Revista "Progress in Cardiovascular Diseases" (2015).
O exercício moderado equivale a correr, trotar, nadar ou andar de bicicleta para manter uma frequência cardíaca (FC) entre 60% e 75% da máxima para a idade. Em um adulto entre 20 a 60 anos equivale a manter a FC entre 120 e 150 bpm. Já a atividade intensa trata-se de um exercício com frequência cardíaca acima de 75% da máxima para a idade. O que equivale a exercícios com FC maior que 150bpm em jovens e maior que 120 a 130 bpm em idosos.