O Dia do Portador de Marcapasso foi celebrado nesta quarta-feira, 23 de setembro, pela Santa Casa da Bahia. O Hospital Santa Izabel, referência em atendimento na área de cardiologia, iniciou antecipadamente as comemorações, na terça, com uma série de ações educativas envolvendo profissionais da área de saúde, pacientes do Sistema Único de Saúde e acompanhantes.
As ações, que prosseguiram até quarta, estiveram concentradas no Ambulatório Silva Lima e envolveram palestras, exposição de painéis informativos e distribuição de material informativo.
Segundo o cardiologista Bráulio Pinna, da equipe do Hospital Santa Izabel, que tem três mil pacientes catalogados com marca-passo e presta assistência a usuários do SUS de praticamente todas as regiões da Bahia, o objetivo da campanha foi orientar a população sobre os mitos e verdades sobre o dispositivo.
"É uma oportunidade de esclarecermos possíveis dúvidas sobre a implantação do aparelho e sobre o que pode ou não pode fazer quem implantou o aparelho", disse o especialista do Santa Izabel.
O marcapasso é um dispositivo eletrônico que foi idealizado para corrigir determinadas doenças do coração que reduzem a frequência dos batimentos cardíacos e produzem sintomas incapacitantes. O marcapasso artificial substitui o sistema elétrico natural do coração que, em condições normais, trabalha com cadência e frequência adequadas e responde de acordo com as necessidades do corpo humano.
A campanha foi realizada no Hospital Santa Izabel por meio de parceira da Instituição com o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).