Depois de lançar em setembro de 2014 o primeiro Tratado de Prevenção Cardiovascular editado no Brasil, o cardiologista baiano e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade, foi convidado para fazer a edição da publicação em inglês. O livro, intitulado Prevention of Cardiovascular Diseases (Prevenção de Doenças Cardiovasculares), será lançado no dia 30 de agosto durante congresso promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em Londres.
Compartilham como editores com o medico baiano, a ex-presidente da American Heart Association (AHA), Donna K. Arnett, e o presidente da European Society of Cardiology, Fausto Pinto.
“O livro tem uma relevância muito grande para a cardiologia brasileira, pois não há uma cultura de prevenção cardiovascular no Brasil. Para mim é motivo de muito orgulho, enquanto cardiologista brasileiro, poder participar desta publicação ao lado de especialistas renomados e de grande destaque no cenário da cardiologia mundial, relata Jadelson Andrade.
Destinado a um público multidisciplinar de cardiologistas e profissionais da área médica dispostos a enfrentarem o desafio da prevenção cardiovascular, o “Prevention of Cardiovascular Diseases” está dividido em 28 capítulos escritos por autores europeus, norte-americanos e brasileiros, todos com expressiva qualificação na área.
O livro, disponibilizado nas versões impressa e digital, será publicado pela editora Springer, uma das mais referenciadas em publicações médicas no mundo. Após o lançamento da versão impressa, em Londres, o livro terá lançamento mundial via WEB a partir de setembro deste ano.
Entre outros temas, o leitor poderá conferir no “Prevention of Cardiovascular Diseases”, os fatores de risco mais importantes para doenças cardiovasculares, descritos em detalhes do ponto de vista clínico e da medicina preventiva.
Também terão acesso a informações sobre condições que muitas vezes são esquecidas em termos de seu impacto cardiológico, tais como a doença de chagas, miocardiopatiareumática e transtorno de estressepós-traumático. Além de capítulos específicos sobre fatores de risco em contextos especiais, como em mulheres, crianças, adolescentes e nas populações de baixa renda.