O Presidente da ABM, Dr. Robson Moura, do Sindimed, Dr. Francisco Magalhães, e o 1º secretário do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, estiveram reunidos quarta-feira (05.08), na Sesab, com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Fabio Vilas-Boas. Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.
Na reunião, foram debatidos diversos pontos, entre eles os problemas de infraestrutura de algumas unidades de saúde geridas pelo estado - demanda levada pelo Cremeb. O secretário explicou o projeto de requalificação dessas unidades. Falou-se ainda sobre a questão de pessoal e Vilas-Boas pontuou que, nesse momento, está cuidando dos hospitais da rede própria para, em seguida, discutir questões referentes às demais parcerias.
Ele voltou a destacar que o Hospital Roberto Santos não está com a emergência fechada e explicou que existe uma UPA no local que atende a demandas consideradas mais simples que antes eram atendidas no Hospital. Por conta disso, segundo ele, não há doentes em corredores, nem em macas. A ABM vai fazer uma solicitação formal à diretoria da unidade para realizar uma visita à unidade hospitalar, e contará com a participação do Cremeb e Sindimed. Na oportunidade, o Cremeb convidou todos, especialmente o Secretário, para participar das próximas discussões sobreSegurança nas Unidades de Saúde, que ocorrerá no próximo dia 18.
Dr. Fabio Vilas-Boas colocou-se à disposição para intermediar uma audiência com o Ministério da Saúde em que a ABM levará para discussão a aprovação da reformulação da Portaria 120 que visa melhorar a assistência nutricional não somente aos pacientes que estão internados, mas os ambulatoriais.