Na Bahia, profissionais de unidades de saúde, pacientes e seus acompanhantes receberam orientações para melhor lidar com casos suspeitos sobre crianças desaparecidas. As informações foram passadas pela equipe da Caravana em defesa da Criança Desaparecida, montada pelo Cremeb, que realizou visitas educativas nesta segunda-feira, 25/05 - Dia Internacional da Criança Desaparecida - em dez hospitais de cinco cidades no estado.
A ação faz parte da "Caravana Nacional dos Conselhos de Medicina", idealizada pela Comissão de Assuntos Sociais do CFM, que desenvolveu atividades neste dia em 16 estados e no Distrito Federal. “Fomos bem recebidos em todas as unidades. É um ato muito importante para esclarecer como proceder em casos suspeitos de desaparecimento e quais são as situações em que devemos ficar alertas”, destacou a vice-presidente do Cremeb, Consa. Teresa Maltez, que coordenou a Caravana na Bahia.
Todos os encontros focaram a campanha nos setores pediátricos. Além de esclarecer a população em atendimento sobre cuidados para evitar o desaparecimento, a equipe da Caravana se reuniu com médicos residentes, diretores técnicos, equipes de enfermagem, psicologia e serviço social, fazendo alerta para a necessidade de uma postura mais vigilante em relação à problemática do desaparecimento.
Em Salvador, as visitas foram realizadas no Hospital Martagão Gesteira, Hospital Geral do Estado e o Hospital Geral Roberto Santos. Nas equipes, o Cremeb esteve representado pelos conselheiros José Abelardo de Meneses (presidente), Teresa Maltez (vice-presidente), Fernando Garcia, Círia Sant’Anna, Maria Madalena de Santana, Maria Jesus Bendicho e Raimundo Teixeira, e pelos médicos fiscais, Ildo Simões, Ricardo Feranandes e Marli Piva. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e as delegadas e membros da equipe do serviço de investigação da Delegacia de Proteção a Pessoa (DPP) também fizeram parte do grupo de vistorias.
Em Feira de Santana, com o apoio do Cons. Eduardo Nogueira e do Delegado Regional do Cremeb Dr. Adherbal Caldas, a Caravana passou pelo Hospital da Mulher e pelo Hospital da Criança. Na cidade de Vitória da Conquista a equipe de mobilização, liderada pela conselheira Maria Lúcia Arbex, esteve no Hospital Esaú Matos, Hospital São Vicente de Paulo da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral de Vitória da Conquista. Em Itabuna, a visita aconteceu no Hospital Manoel Novaes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com o apoio da diretora da unidade, Dra. Fabiane Chavez, e da conselheira Rosângela Melo. Em Barreiras, a ação aconteceu no Hospital do Oeste, durante todo o dia, com o apoio da Delegada Regional do Cremeb, Dra. Isa Bessa.
No desenvolvimento da ação no estado, o Cremeb contou com o apoio da DPP, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Criança e Adolescente (Derca), Ministério Público Estadual, 1ª Vara da Infância e Juventude, Sobape e Coren. “A ação foi muito importante para reforçar a necessidade de manter atenção a essa situação de desaparecimento e como os profissionais de saúde podem contribuir. Aqui já damos bastante atenção a esta temática”, pontuou Dra. Luciana Sobral, gerente médica do Hospital Martagão Gesteira, que acompanhou a ação nesta unidade que atende mensalmente cerca de 11 mil crianças.
Clique aqui e confira a galeria de fotos da Caravana nos três hospitais de Salvador