Terminou no sábado (11.04), na sede da ABM, o “II Curso de Bioestatística Simplificada para o Médico”, ministrado por Dr. Luiz Claudio Correia, médico cardiologista e professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina.
Participaram médicos de todos o País, como o cardiologista e professor de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (PB), Guilherme Veras. Ele disse que já acompanhava o assunto pelo blog “Medicina baseada em evidências”, do Prof. Luis Claudio. “É praticamente impossível não nos espelharmos na Medicina baseada em evidências. É até incrível que exista outra Medicina que não seja essa. E a busca por evidências não é tão simples. Como é um conceito relativamente novo, precisamos muito de cursos como esse, que nos ensinem a encontrar evidências que baseiem a tomada de decisões no tratamento dos nossos pacientes”.
O ex-deputado federal, médico e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Dr. Colbert Martins, afirmou que, por conta de um Doutorado que pretende fazer, decidiu realizar o curso. “Essa matéria vai ser uma das que eu cursarei. Acho muito interessante que a ABM ofereça esse instrumento, cada vez mais atual para que se meça efetivamente o que se faz. Não há mais espaço para o 'acho que sei'. Temos métodos de mensuração com os quais você pode comparar efetivamente e inclusive buscar financiamento para projetos, pesquisas”.
Para Dr. Luis Claudio Correia, o interessante é que participaram médicos de várias especialidades, que discutiram o paradigma de tomar decisões clínicas norteados por evidências científicas. “Primeiro, é necessário saber ler artigos científicos, interpretá-los e identificar a qualidade dos trabalhos científicos. Em segundo, saber traduzir aquela informação científica para a prática clínica, a decisão em relação ao nosso paciente”, concluiu.