O Vice-presidente da ABM, Dr. José Marcio Villaça, participou, no dia 13 de março último, no auditório do Sindimed, da homenagem a Dr. Gerson de Barros Mascarenhas (in memoriam – 1915-2015), que estaria completando um centenário nesta data. Dr. Mascarenhas encabeçou a diretoria da ABM no biênio 1981-1982.
Na ocasião, o também ex-presidente da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, que compunha a mesa, teceu palavras de carinho ao homenageado. A Diretoria do Sindimed inaugurou o auditório que leva o nome de Dr. Mascarenhas. Familiares e amigos estiveram presentes, além de representantes de outras entidades médicas, como Cremeb, e demais médicos, que lotaram o auditório. “Foi um momento de grande emoção na história da Medicina e dos médicos baianos”, afirmou Dr. José Marcio Villaça.
Militante das causas médicas e sociais, Dr. Gerson Mascarenhas teve a vida dedicada à Medicina e foi referência na Bahia e no mundo. Desenvolveu importante papel no Hospital Santo Antônio, que dirigiu a pedido de Irmã Dulce, nos anos 60. Foi preso por duas vezes pelo regime militar, em 64 e 68.