Durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2015, realizado em Belo Horizonte (MG), os quase 150 participantes aprovaram - por unanimidade – a prestação de contas feitas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação à sua execução orçamentária no ano de 2014.
Foi elogiado o trabalho realizado pela autarquia, assim como a qualidade da gestão dos recursos, fruto da contribuição de cerca de 400 mil médicos inscritos nos CRMs. Além do custeio da estrutura e do apoio aos Conselhos Regionais de Medicina, foi destacado o compromisso do CFM com o suporte à atividades de educação continuada e de fiscalização nos estados.
A prestação de contas - apresentada em 5 de março – foi feita pelo diretor-Tesoureiro da autarquia, José Hiran da Silva Gallo, representante de Rondônia. Da mesa também participou o 2º tesoureiro, Dalvélio Madruga, conselheiro pela Paraíba. Ambos chamaram a atenção para a importância da transparência e do equilíbrio das finanças dos conselhos. “O nosso objetivo é continuar agregando a classe médica neste Conselho para buscar as melhores soluções e trabalhos pela categoria”, ressaltou Gallo.
O conselheiro rondoniense destacou ainda que a execução orçamentária do CFM tem sido feito mediante normas do Tribunal de Contas da União (TCU) e observando a Resolução CFM 2.053/13, que estabelece regras e procedimentos para as tomadas de contas por parte dos Conselhos.
Gallo se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado, agindo com transparência e rigor no controle do orçamento do Conselho. Além disso, destacou o apoio recebido pela sua equipe técnica e pela Comissão de Tomadas de Contas, que atuou durante o processo. Esse grupo é formado pelos conselheiros Claúdio Franzen (RS), Lúcio Flávio Mota (CE) e Donizetti Dimer Giamberardino (PR).