Em solenidade realizada na noite de terça-feira (02.12), no auditório da ABM, a Associação Bahiana de Medicina saudou estudantes formandos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), acolhidos pela instituição como sócios aspirantes. Após a solenidade, os novos sócios participaram de um coquetel de confraternização.
O Presidente da ABM, Dr. Robson Moura, abriu a solenidade, apresentando a ABM aos formandos. Explicou sobre a AMB e suas 27 federadas, as Sociedades Médicas de Especialidades, o papel dos CFM, CRMs, Fenam e Sindimed. Relatou o histórico da entidade e destacou seus departamentos. Falou ainda dos tipos de associação, do Sinam, Clube dos Médicos, Departamentos de Convênios e Eventos, e o de Apoio à Atividade Médico-Científica, com os quais os sócios aspirantes poderão contar. Falou ainda de soluções para os desafios do momento e pontuou que a ABM não é contra a abertura de novos cursos de Medicina. “Nós somos contra a abertura desses cursos sem estrutura para o bom funcionamento dos cursos”, completou.
Em seguida, o Coordenador do INESS (resultado de uma parceria entre ABM e Fabamed), Dr. Jorge Pereira, demonstrou as peculiaridades do Instituto como a presença de um engenheiro especializado na área de aeronáutica que trabalha com os simuladores do centro de ensino. Explicou a metodologia, demonstrando a diferença entre o ensino tradicional e o ensino baseado em competência. Destacou ainda a importância de o INESS formar instrutores; e de cursos, a exemplo do que ensina a transmitir más notícias para as famílias dos pacientes. “Hoje temos alunos de todo o País matriculados nos cursos”, comemorou.
Por sua vez, o diretor administrativo da ABM e presidente da Credmed, Dr. Augusto Holmer, explicou que o Sicoob Credmed disponibiliza recursos, produtos e serviços sob medida que fortalecem a saúde financeira de seus cooperados, além de retornar o resultado de suas operações como ganhos para o próprio cooperado. “Buscamos oferecer um tratamento diferenciado aos nossos associados”, salienta. Ainda segundo ele, as cooperativas de crédito permitem que os associados obtenham realizações econômicas, com taxas muito menores que as praticadas pelos bancos.
Ao final das exposições, foram feitos sorteios de brindes para os sócios aspirantes.
Com a carteira, os formandos automaticamente se tornam sócios aspirantes e têm direito à isenção do pagamento da anuidade da ABM por dois anos e passam a usufruir do conjunto de serviços e facilidades proporcionados pela Associação Bahiana de Medicina nesse período.