Dom Murilo Krieger fala sobre missão do médico na ABM
Em comemoração calorosa e emocionante ao “Dia do Médico” foram homenageados profissionais
Fonte:
Dezenas de médicos prestigiaram, na noite de quinta-feira (15), a comemoração calorosa e emocionante em homenagem ao Dia do Médico (18), realizada na ABM. O Presidente da entidade, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, abriu a solenidade e falou sobre os tantos enfrentamentos a que os médicos submeteram-se este ano. “Temos um governo que não mediu esforços para desvalorizar a nossa categoria e jogou-nos contra a população. A idéia dos programas é boa, o problema foi a forma como foram aplicados”. E prosseguiu, mostrando que há motivos para comemorar a data, especialmente pela defesa de uma saúde pública de qualidade, luta incansável da categoria.
Em seguida, o Presidente do Cremeb, Dr. José Abelardo Meneses, afirmou que a população está assistindo à deterioração da democracia brasileira. “Onde estão as instituições nesse país? Precisamos dar um basta”, falou, referindo-se a multa recebida pela AMB por ter emitido nota oficial em que apóia a candidatura do presidenciável Aécio Neves.
Em seguida, o Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, ministrou a Conferência “Possibilidades e Desafios do Médico”. Ele refletiu sobre o papel e a missão desses profissionais. “Há médicos porque existe dor. É possível encontrar um sentido para a dor? Na enfermidade, o ser humano percebe sua vulnerabilidade, limitações e passa a buscar o que é essencial. Para muitos foi a forma de se aproximar de Cristo”.
E disse ainda: “Quanta oportunidade Deus nos dá de ajudar ao próximo? As atividades dos médicos são um nobre serviço em benefício da vida. Cada um constata que é necessário oferecer ao doente um suplemento de amor, que pode contribuir para a cura”, completou. Ao final da palestra, Dom Murilo Krieger recebeu do Presidente da ABM o livro “70 anos de Glórias” da Associação Bahiana de Medicina.
Mérito médico – A segunda parte da cerimônia incluiu homenagens a médicos com base nos critérios de: serviços prestados essencialmente no interior, serviço público, acadêmico-científico e médico (por ter exercido a profissão como forma liberal ou não). Os homenageados foram os doutores Taciano Francisco de Paula Campos, Mustafá Rosemberg de Souza, Elsimar Metzker Coutinho (representado pela filha Tess Coutinho), Roberto Lorens Marback e Luiz Guilherme da Costa Lyra (in memoriam), representado por seu filho Dr. André Lyra.
Em seguida, os convidados conheceram os auditórios Arnoldo Mattos e Domingos Coutinho, reinaugurados, e que compõem o Centro de Eventos ABM; e visitaram a área reformada da entidade. Ao final foi servido coquetel de confraternização.