O Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, compôs a Mesa da Sessão Plenária Pública comemorativa ao Dia do Médico, promovida pelo Cremeb no último sábado (18.10), na Faculdade de Medicina da Bahia / Ufba, no Terreiro de Jesus.
Na oportunidade, o Cremeb entregou o diploma de mérito ético profissional a 51 médicos. O ato representa um reconhecimento por eles terem completado cinco décadas de dedicação ininterrupta à medicina. Outros 16 profissionais também foram convocados a receber a homenagem, conforme a resolução Cremeb nº 332/2014, mas não puderam comparecer à solenidade.
Na plateia, três médicos formados na Bahia que também completaram 50 anos de profissão, porém não recebem o diploma por não terem inscrição no Cremeb, fizeram questão de prestigiar os colegas. Os homenageados foram conduzidos ao salão pelos conselheiros Antonio Mota e Tatiana Aguiar.
O tom político predominou nos discursos durante a cerimônia. Tanto o presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses, como o representante dos homenageados, o médico Ernane Gusmão, falaram sobre o cenário político atual e mostraram-se indignados com as políticas de saúde e a forma como o governo tem tratado o assunto.