A ABM – Associação Baiana de Medicina, no desenvolvimento das suas missões institucionais, declara que promoveu encontros com candidatos a diversos cargos eletivos e encaminhou aos Candidatos aos cargos de Governador de Estado, Senado da República, Deputado Federal e Deputado Estadual as propostas dos médicos para uma saúde pública de melhor qualidade, bem como um sumário dos principais gargalos na área da Saúde.
Entre as propostas mencionadas foram contempladas questões relevantes para a área médica, dentre as quais os CONTRATOS DA GESTÃO INDIRETA, a INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE, o FORTALECIMENTO DAS MACRORREGIÕES, os TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS, o CONTROLE E AVALIAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS, a INFRAESTRUTURA DOS HOSPITAIS e MATERNIDADES, a ATRAÇÃO E FIXAÇÃO DE MÉDICOS NO SERVIÇO PÚBLICO e a necessidade de uma MELHOR REMUNERAÇÃO para os aludidos profissionais.
Participaram dos encontros os candidatos a Governador do Estado da Bahia Renata Mallet, Paulo Souto, Rogério Tadeu da Luz e Marcos Mendes; ao Senado Federal, Eliana Calmon, Geddel Vieira Lima, Otto Alencar e Adson Gomes; à Câmara Federal, Colbert Martins, e à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Heraldo Eduardo Rocha, Gervásio Campos e Fernando C. Vieira, os quais afirmaram suas propostas para a categoria. Ressaltou o candidato ao Senado Federal Otto Alencar que não há como se propor mudanças na saúde pública se as mesmas não seguirem conjuntamente com as reformas dos Códigos Penal, Político e Tributário, as quais são necessárias. O candidato a deputado federal Antonio Imbassahy apresentou carta contendo as suas propostas, as quais foram lidas durante o Evento.
A candidata a deputada Estadual Fabíola Mansur reafirmou o seu compromisso com a causa defendida pelas entidades médicas da Bahia, não obstante impedida de comparecer ao evento por questões de agenda.
A ABM, na representação dos seus Associados, reafirma que permanecerá atenta e ativa na reivindicação da concretização das propostas formuladas, a fim de que, com isso, se possa contribuir na formulação de políticas públicas resolutivas, que minimizem a carência existente na assistência à saúde na Bahia.
Por fim, a ABM RECOMENDA aos seus Associados, os MÉDICOS BAIANOS, que no pleito de outubro de 2014, votem nos candidatos que se comprometeram com a CAUSA MÉDICA, com ênfase especial nos candidatos ao Poder Legislativo (Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa) acima listados, os quais se comprometeram a lutar por uma SAÚDE PÚBLICA de qualidade e de respeito aos Médicos e à MEDICINA BAIANA.