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08h57

Departamento de Convênios da ABM é reinaugurado com novidades para sócios

Após grande reforma, o Departamento vai passar a oferecer cobrança de honorários médicos

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A ABM comemorou, na última quinta-feira (18.09), na entidade, em Ondina, a inauguração das novas instalações do Departamento de Convênios e do Setor de Cobrança de Honorários Médicos, subordinado ao mesmo Departamento. O serviço deve começar a ser ofertado aos associados a partir do final de outubro. Trata-se de mais um importante instrumento que a Associação Bahiana de Medicina disponibiliza aos médicos da Bahia. Outros detalhes serão divulgados posteriormente. 

Para o Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, o Setor de Cobrança de Honorários Médicos faz parte da gama de serviços que a entidade tem a oferecer. “Em pouco tempo, teremos ainda muito mais associados por conta disso, fazendo da ABM uma entidade que associe ainda mais os médicos da Bahia”.

O vice-presidente, Dr. Robson Moura, destaca a importância do Setor. “Além do espaço físico, estamos oferecendo um novo serviço às clínicas, principalmente as de menor porte, que arcam com um custo fixo muito alto nos Departamentos de Cobrança. Isso vai trazer muitos ganhos para a classe médica e associados da ABM”, garante.

Segundo o Diretor do Departamento de Convênios, Dr. José Siquara da Rocha Filho, a proposta é que o departamento comece a cobrar os honorários dos médicos diretamente dos convênios. “Contratamos uma empresa especializada em cobrança via meio eletrônico e vamos poder prestar esse serviço para o médico, associado da ABM que tiver interesse em ter essa assesoria, altamente qualificada". 

A cobrança de honorários médicos que será prestada pela ABM será profissionalizada. Atualmente, o médico baiano realiza o serviço em sua clínica: ele mesmo precisa treinar um funcionário, na maioria das vezes, não especializado, e acaba perdendo parte do faturamento com as glosas. “A proposta do Departamento é, também, buscar essas glosas. Já contratamos pessoal qualificado para realizar essas cobranças: enfermeira especializada em glosas, e uma faturista, assessoradas pela empresa especializada no desenvolvimento do sistema”, completa Dr. Siquara.

O Superintendente do Departamento, Fernando Tello, cita como vantagens para os médicos baianos a melhoria acentuada na tecnologia que será disponibilizada, permitindo que os processos fluam com mais agilidade. “Investimos em tudo o que existe de mais moderno, novas instalações que vão dar maior conforto aos médicos e uma área nova de cobrança das clínicas contra os planos de saúde”.

Contando com a ABM, os médicos poderão terceirizar esse serviço, pagando apenas uma taxa escalonada de acordo com a movimentação da clínica. Quando o paciente fizer a consulta e passar o cartão do plano de saúde, a informação chegará automaticamente à ABM via sistema. “Com isso, já teremos os dados para começar a elaborar a fatura”, argumenta Tello.

Além disso, os donos das clínicas poderão acompanhar todo o percurso da fatura, desde sua elaboração, encaminhamento ao convênio, data do pagamento do convênio, se haverá glosas ou não, por meio de um sistema. “Muitos médicos nem sabem que são glosados, as clínicas perdem de 3 a 5% de glosas que eles esquecem de cobrar. Temos equipes que farão a gestão das clínicas”, acrescenta Fernando Tello. O Departamento de Convênios da ABM conta com mais de três mil médicos associados que atuam como pessoa jurídica.
 
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