Um convênio realizado entre a Associação Bahiana de Medicina e uma empresa de sistema em nuvens, firmado este ano, tem trazido redução de custos para os filiados da ABM.
A vantagem dos sistemas em nuvem é que eles permitem o uso de aplicações em qualquer computador, sem a necessidade de instalar nenhum programa ou qualquer tipo de configuração específica na máquina. Possibilitam que o sistema seja utilizado em diferentes plataformas de hardware, como notebooks, celulares, smartphones e tablets.
O modelo de computação em nuvem foi desenvolvido para prover serviços com baixo custo, baseados na plataforma web de fácil acesso. O objetivo é garantir disponibilidade, simplicidade, mobilidade e escalabilidade.
Segundo Fabrizio Fiscina, diretor da empresa especializada que firmou a parceria com a ABM, estes sistemas proporcionam mobilidade de acesso a internet, redução na infraestrutura física, facilidade na implantação, dispensa instalação de softwares, pois funciona totalmente na plataforma web. Apresentam baixo custo mensal, não acarretam custos de implantação e seguem uma linha moderna do pay-as- you-go que está relacionada ao processo self service, em que o usuário tem uma gama de opções e se serve apenas do que deseja.
Os serviços de computação em nuvem adotam, geralmente, o mesmo modelo de cobrança dos serviços essenciais de utilidade pública como, água, eletricidade e telefone: o usuário paga somente o que consome.
Além da redução de custo, as soluções em nuvem geralmente englobam as rotinas de Backups (cópias de segurança), utilizam proteção contra os vírus de forma profissional, e permitem a implantação de filiais de forma mais prática. Além disso, as atualizações, customizações e correções são feitas de forma rápida através da internet.
Conceito - Embora o termo seja bastante abrangente, pode-se dizer que um sistema em nuvem (cloud computing) é a utilização das informações em uma rede ampla (internet) ao invés da informação localizada em um único computador de grande porte (servidor).
Basicamente a nuvem é uma representação para infraestrutura de comunicação entre os componentes arquiteturais, baseada em uma abstração que oculta à infraestrutura. Cada parte desta infraestrutura é equipada como um serviço e estes serviços são geralmente alocados em datacenters (grandes computadores conectados e internet), utilizando hardwarecompartilhado para computação e armazenamento.
A empresa foi vencedora do prêmio nacional Prof. Imre Simon concedido pela ASSSESPRO (Associação de Empresas de Desenvolvimento de Software do Brasil) em 2012 e dos prêmios POR TI BAHIA em 2012 e 2103.