O Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, e o vice-presidente, Dr. Robson Moura, participaram, na segunda-feira (07.04), na Câmara Municipal de Salvador, de sessão regimental dirigida pela vereadora Fabíola Mansur, marcada por palestras temáticas sobre Regulação das Emergências de Salvador, dificuldades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e investimentos na Saúde Pública. O evento marcou o Dia Mundial e Municipal da Saúde.
Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, que compunha a Mesa Diretiva da Sessão, falou sobre a falta de recursos investidos na área de Saúde pelo governo federal, o que sobrecarrega Estado e municípios. “Além disso temos um grave problema de gestão por parte dos três poderes. Faltam recursos porque o dinheiro público brasileiro é mal aplicado, como aconteceu com a compra da Refinaria Passadina”, completou. Ele lembrou ainda dos “elefantes brancos” construídos para a Copa, que poderiam ter outro destino. “Os estádios, como os de Manaus, Mato Grosso e Natal, poderiam se tornar ótimos hospitais e ambulatórios depois da Copa do Mundo”, ironizou.
Nas palestras ministradas na Sessão, a médica Vincenza Lorusso mostrou que a regulação (sistema de acolhimento de solicitações de ajuda efetuado por um médico com o propósito de triar, distribuir e monitorar o socorro de forma efetiva) é "uma matemática que não fecha" porque o sistema de saúde não acompanha o crescimento e o envelhecimento da população. Como soluções, defendeu mais cuidado do cidadão com a própria saúde e ampliação dos investimentos em atenção básica.
As dificuldades enfrentadas pelo Samu 192 foram destacadas na palestra do médico Ivan de Mattos Paiva, coordenador do Serviço Móvel em Salvador. Já o quadro desastroso da saúde no Estado e no Município foi apontado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), José Abelardo Garcia de Meneses. Também participaram da sessão o secretário Estadual de Saúde, Washington Luís Silva Couto, o Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a promotora de Justiça, Kárita Conceição. Outros palestrantes da área da Saúde destacaram a importância do debate. Ainda na sessão regimental, com faixas, o Sindicato dos Médicos defendeu melhores condições de trabalho. Estiveram presentes também vereadores de Salvador.
* com informações do site da Câmara Municipal de Salvador