Abrindo o ciclo de palestras “O que precisamos saber” da Associação Bahiana de Medicina, na noite do dia 03.04, no auditório da entidade, o Reitor da Universidade Federal do Sudoeste Baiano (UFSB), Professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, declarou que, até 2020, a instituição abrigará 21.600 estudantes e 10.800 vagas, com presença direta ou indireta em todos os municípios da Região. Ele ministrou uma exposição sobre a implementação dos Colégios Universitários e Bacharelados Interdisciplinares (BIs) na UFSB.
Professor Naomar explicou que se trata de um trabalho coletivo, um consórcio entre instituições que estão construindo esse projeto na área de saúde, além de consultores internacionais. Falou sobre como se dará a Formação em Saúde na UFSB, e suas inovações, incluindo processos pedagógicos e prática.
O Presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, que fez a abertura da palestra, classificou a iniciativa apresentada como inovadora e explicou que a exposição era apenas a primeira de um ciclo que vai tratar de assuntos controversos e atuais, uma oportunidade de informação aprofundada e debate para os médicos. Em seguida, coordenadores de cursos e diretores de Faculdades de Medicina também teceram inúmeros elogios ao projeto. A Diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Maria Luiza Carvalho Soliani, destacou que este é o caminho correto. “É a oportunidade de começar do zero algo consistente que atende diretrizes que agora são lei”.
O Diretor do Curso de Medicina da Unifacs, Paulo André Jesuíno, disse que a iniciativa está dentro de tudo o que se imaginou em termos de educação médica moderna. “Inserção na prática desde o início e muito condizente com as necessidades sociais”.
O Bacharelado Interdisciplinar (BI) é um curso com formação geral universitária, duração de 3 anos e graduação plena em grandes áreas: Ciências, Artes, Humanidades e Saúde. Monteiro
Estiveram presentes ainda o Professor e ex-Secretário de Saúde da Bahia, Dr. Nelson Barros, o Presidente da Academia de Medicina da Bahia, Dr. Almério Machado, o professor da UFBA aposentado, Dr. Antonio Natalino Dantas, e o Presidente da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), Dr. Petrônio Gomes.