Durante a última reunião realizada pelo Cosemba no ano de 2013, na noite de quarta-feira (18.12), na sede da ABM, foram debatidas diversas ideias e propostas novas sugestões. Também foram apresentados os encaminhamentos das propostas apresentadas na reunião realizada em novembro último, no mesmo local.
Após a abertura do encontro, feita pelo Vice-Presidente da ABM, Dr. Robson Moura (que representava o Presidente do Cosemba e da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes), as assessorias de imprensa das entidades que compõem o Conselho fizeram uma apresentação e teceram algumas reflexões sobre o papel dessa assessoria para o movimento médico, durante o período atual; e sugeriram novos direcionamentos.
Dr. Robson, em seguida, falou sobre a campanha publicitária nacional, que será lançada pela AMB, a partir da segunda quinzena de janeiro. O 1º Secretário do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira, por sua vez, explicou a importância da união da categoria e do movimento que vem sendo liderado pelo Cosemba. Ele relatou ainda sugestões do Presidente do Cremeb, Dr. Abelardo Meneses, como a luta pela carreira de estado, garantia de pelo menos 10% de recursos da União para o financiamento público da saúde, concurso público para vagas em postos de saúde, entre outras.
O Conselheiro do Cremeb, Jecé Brandão, representante da Bahia no CFM, informou que, nos dias 8 e 9 de janeiro, representantes dos Conselhos Regionais de todo o País irão a Brasília para discutir os próximos passos do movimento. Já o diretor do Sindimed, Dr. Luiz Américo, teceu uma análise sobre o mercado de trabalho da categoria.
O médico Dr. Heraldo Rocha colocou-se à disposição para articulações políticas necessárias. Alguns médicos citaram algumas articulações políticas que estão sendo tecidas com partidos e autoridades. Representantes da Ordem dos Médicos do Brasil apresentaram também uma lista de sugestões para serem implementadas.
Será marcado para janeiro um novo encontro do Cosemba - Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia, formado pela ABM, Cremeb e Sindimed.