O Cosemba (Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia), que reúne ABM, Cremeb e Sindimed-BA, realizou, na noite da última segunda-feira (25.11), no auditório da ABM, uma reunião para discutir estratégias de defesa da categoria contra os pontos considerados negativos do Programa Mais Médicos, e aos ataques que a categoria médica vem sofrendo por parte do Governo Federal.
O presidente da ABM, Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, abriu a reunião, mostrando a sugestão da Associação Médica Brasileira (AMB) de se fazer uma campanha publicitária que mostre as deficiências da saúde no Brasil. Os participantes expuseram suas ideias sobre a campanha publicitária, e pontuaram sugestões de ações: mutirões na capital e no interior com corpo-a-corpo dos profissionais com a população, intensificação de notícias na imprensa, protestos e paralisações, o estímulo às denúncias dos médicos sobre as mazelas do sistema de saúde (com respaldo jurídico detalhado em uma cartilha que será distribuída aos médicos), entre outras. Uma ata da reunião foi elaborada e será encaminhada à AMB. Novo encontro foi marcado para o dia 18 de dezembro.
Estiveram presentes o diretor de Saúde da ABM, Jorge Jambeiro; o 1o Secretário do Cremeb, Jorge Cerqueira; o Conselheiro do Cremeb, Jecé Brandão, representante da Bahia no CFM; a conselheira do Cremeb, Tereza Maltez; o presidente municipal do DEM, o médico Heraldo Rocha; os diretores das Sociedades de Especialidades, entre outros.