O Presidente da ABM, Antonio Carlos Vieira Lopes, foi empossado, na última sexta-feira (18.10), como Coordenador do Cosemba (Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia), durante cerimônia promovida pelo Cremeb por conta da passagem do Dia do Médico. No evento, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia/Ufba, também foram homenageados profissionais com 50 anos completos de exercício da função e que não sofreram Processo Ético-Profissional.
O cargo de coordenador do Cosemba foi transferido do presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo, para o Presidente da ABM. "Prometo cumprir o estatuto em vigor e continuar a luta em defesa da nossa
categoria que momentaneamente tem sido altamente agredida pelos poderes constituídos dessa nação", declarou o novo coordenador. Para ele, o desafio do Cosemba é manter a vigilância, sobretudo no que se refere à categoria médica. “É preciso estar atento à prática da Medicina e ao atendimento à população. Precisamos zelar por uma assistência à saúde de qualidade”, completou.
O presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo, também ressaltou o momento de "agressões" que a categoria tem sofrido com as recentes decisões do governo envolvendo a Medicina no país. Ao final, declarou que cabe aos profissionais médicos "exercer a medicina com dignidade".
Em seguida foi iniciada a entrega dos diplomas com 39 profissionais agraciados. A solenidade também contou a apresentação musical dos médicos Álvaro Nonato e Otoni Costa Filho, e do convidado Rodrigo Costa.