Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado da Bahia (Cosemba) - ABM, Cremeb e Sindimed - reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 03/10, com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neves, para esclarecer a posição das entidades sobre o Programa Mais Médicos e atualizá-lo com as informações sobre as inscrições dos médicos "intercambistas".
Os representantes das entidades demonstraram que, ao contrário do que o Jornal dos Bancários afirmou na edição 5450, na sessão "saque", as entidades médicas têm recebido apoio de diversas organizações da sociedade civil, contra a forma autoritária como tem sido tratada a categoria pelo governo federal.
Na reunião, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neves, reconheceu que a nota publicada no jornal do sindicato falando de uma suposta "sabotagem" no programa Mais Médicos foi equivocada e se comprometeu a publicar uma retratação na próxima edição.
Ao contrário do que disse a nota, o Cremeb já liberou mais de 85% das inscrições solicitadas, todas dentro do prazo e respeitando o texto da Medida Provisória 621/2013. Aquelas ainda não liberadas têm pendências por parte do governo. As entidades médicas reforçaram na ocasião que mantêm a sua visão crítica diante do programa que não atinge as reais necessidades da saúde pública brasileira.
O Cons. Otávio Marambaia, coordenador da Comissão de Comunicação, representou o Cremeb na ocasião. O diretor da ABM, Robson Moura, e o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, também participaram do encontro, que aconteceu na sede do Cremeb.