A tarde do primeiro dia do XII Congresso da ABM incluiu uma mesa redonda sobre o uso de Trombolíticos em Situações específicas, e teve como moderador o médico José Carlos Brito. Entre os expositores, Julio Braga, que falou sobre infarto do miocardio; Suzete Farias, que expôs sobre o acidente vascular cerebral isquêmico; e o diretor da ABM, do INESS, e professor associado da Famed/Ufba, Jorge Pereira, que falou sobre tromboembolia pulmonar. Ele destacou a dificuldade no diagnóstico da doença, que acarreta o tratamento inadequado. “Quando diagnosticada a tromboembolia pulmonar, a primeira dificuldade é saber quando indicar o trombolítico”, afirmou. Destacou ainda a heterogeneidade nos estudos sobre este mal, além da dificuldade em saber que parâmetros são usados. “Alguns estudos focam na mortandade, recidivas, graus de hemorragias, e nem tudo fica bem definido”, avaliou.
O expositor pontuou ainda os objetivos do tratamento da embolia pulmonar, como prevenir episódios primários, reduzir a mortalidade, considerar contraindicações dos trombolíticos, etc. Também, segundo ele, é preciso categorizar os pacientes, conforme o risco. “Em alguns casos, precisamos ser rápidos, devido ao estado do paciente e tomar a devida decisão terapêutica, antes mesmo dos exames comprobatórios, o que nos dá insegurança”. Falou também dos tipos da tromboembolia, como a maciça, de baixo risco, e submaciça, além de recomendações para trombolíticos, entre outras questões. Após a exposição, foi aberto espaço para debate.
No início da tarde, a conferência “Abordagem do paciente com dor torácica aguda na emergência” , presidida por Maria Etiene Oliveira, teve como conferencista o médico Gilson Soares Feitosa Filho. Quem encerrou a programação do primeiro dia do evento foi o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, que falou sobre “Política Estadual de Assistência a Urgência e Emergência na Bahia. Ênfase na implantação da Rede”. Quem presidiu a conferência foi o presidente da ABM, Antonio Carlos Vieira Lopes. Ao final, o espaço foi aberto mais uma vez para o debate.
Homenagem – Finda a programação do primeiro dia do XII Congresso da ABM, o médico otorrinolaringologista Hélio Lessa foi homenageado e recebeu uma medalha do Presidente Antonio Carlos Vieira Lopes, e um Diploma do Secretário Jorge Solla. Em meio a um auditório lotado, o Presidente da ABM enunciou palavras de carinho e admiração a Helio Lessa, que agradeceu emocionado. Familiares do médico prestigiaram o momento.