Os pediatras que trabalham no Hospital Ernesto Simões se reuniram na sede do Sindimed, na noite desta segunda (09), quando discutiram as informações extraoficiais de que a direção da unidade pode encerrar o atendimento pediátrico. Nesse sentido, o gestor estaria elaborando um relatório a ser encaminhado ao secretário de Saúde, Jorge Solla, propondo as mudanças.
Extraoficialmente, também, os pediatras foram comunicados que devido às obras em andamento no hospital, os profissionais seriam transferidos para o 16º Centro de Saúde – Maria da Conceição Santiago Imbassahy. O problema é que o Centro não possui estrutura necessária para proporcionar atendimento adequado à população e sequer espaço para receber os médicos.
A preocupação central dos pediatras é com o atendimento à população, uma vez que o serviço ali prestado, além de ser referência na área infantil, abrange uma grande região da cidade, que tem o bairro do Pau Miúdo como referência e engloba a Liberdade, Caixa D’água, Cidade Nova, Pero Vaz, Sta. Mônica e outros bairros.
O Sindimed já havia enviado ofício o secretário de Saúde, Jorge Solla, solicitando uma audiência sobre o assunto, com a participação da Comissão de Pediatras do Ernesto Simões, mas ainda não obteve resposta. A reunião é aguardada ainda para esta semana, em função da instabilidade que os boatos estão causando entre profissionais e usuários. O Sindicato também já comunicou o problema ao Ministério Público do Estado.