Os médicos da Sesab passam por duas mudanças na relação de emprego. O enquadramento no PCCV e a implantação do novo sistema de registro de frequência (ponto eletrônico). Essas duas questões estarão em pauta na assembleia que o Sindimed está convocando para a próxima quarta-feira, 4 de setembro, às 19h, na ABM (Ondina).
O PCCV ainda apresenta pendências relacionadas ao enquadramento. O Sindimed tem recebido queixas dos médicos sobre diversos problemas que ocorrem nesse processo de transição para o novo modelo de remuneração, inclusive no que se refere aos aposentados. Para resolver as demandas, o Sindicato já encaminhou ofícios à Sesab e tem mantido diálogo com a gestão.
A manutenção dos vetos ao Ato Médico e o Programa Mais Médicos também serão discutidos na assembleia desta quarta-feira.
Ponto eletrônico
A Sesab publicou, esta semana, um comunicado informando que o ponto eletrônico estaria totalmente implantado a partir do dia 26 de agosto e, portanto, a partir dessa data todos os servidores estão obrigados a fazer o registro de frequência através da leitura biométrica, sob pena de corte do ponto não aferido através do novo sistema.
O comunicado não esclarece, entretanto, que a própria orientação sobre o novo processo está ainda sendo feita, com prazo até o dia 30. Também não foi previsto um tempo de transição para adequação ao ponto eletrônico.
Mais Médicos e Ato Médico
O programa Mais Médicos e os vetos ao Ato Médico, medidas patrocinadas pela presidente Dilma, tem causado revolta na categoria médica. As manifestações dos médicos, nas ruas e no Congresso Nacional, tem sido ignoradas solenemente pelo governo federal. Em vez de uma Carreira do SUS, promove-se um programa temporário, de carater eleitoreiro e com um vínculo precário em claro desrespeito às leis trabalhistas. Adicionando insulto à injúria, a presidente passa por cima dos médicos e dos parlamentares, mutilando a lei do Ato Médico, resultado de 12 anos de discussão pública.