Nos dias 30 e 31 deste mês (terça e quarta-feira), os médicos baianos realizam novas atividades em protesto contra as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff. A manifestação faz parte do calendário nacional de mobilização e paralisação. Profissionais e estudantes estão determinados a fazer o possível para reverter às decisões do governo federal para a saúde e lutar por melhores condições de trabalho.
Na próxima terça (30), às 14h, haverá um debate no Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré, sobre o programa "Mais Médicos". Na quarta-feira (31), às 7h30, lideranças do Cosemba (ABM, Cremeb e Sindimed) se reunirão com parlamentares para um café da manhã em busca do apoio deles, na sede da ABM. No turno da tarde deste mesmo dia, às 14h, será realizada uma feira de saúde e panfletagem na Av. Centenário. No dia 01/08, quinta, os médicos voltam a se reunir no MP para debater sobre o "Mais Médicos". Nesse encontro, haverá a participação do secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla.
Os debates são abertos para participação de todos. A defensoria pública, OAB, diretores de escolas médicas, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, diretórios acadêmicos, ligas e médicos residentes estão convidados para marcar presença. A intenção é avaliar a Medida Provisória que instituiu o programa "Mais Médicos", sob aspectos éticos, técnicos e legais.
No encontro com parlamentares (dia 31), será dado enfoque aos vetos ao projeto do Ato Médico e discutido outros pontos como o programa Mais Médicos, Carreira de Estado e o movimento Brasil + 10, que solicita mais recurso para saúde pública. A feira de saúde, a ser realizada na Barra, busca oferecer à população atendimento gratuito e esclarecer sobre o movimento médico. Participe!
Confira o calendário das próximas mobilizações:
- 30 de julho, 14h - debate sobre o programa "Mais Médicos", no Ministério Público, em Nazaré.
- 31 de julho, 7h30 - café da manhã com parlamentares, na sede da ABM.
- 31 de julho, 14h - Feira de Saúde e panfletagem, no canteiro central da Av. Centenário.
- 01 de agosto, 9h - debate sobre o programa "Mais Médicos", no Ministério Público, em Nazaré com a presença do Secretário de Saúde Jorge Solla.