O Presidente da ABM, Antonio Carlos Vieira Lopes, participou, no dia 09.07, de coletiva de imprensa, realizada pelo Cremeb, que reuniu, na sede do Conselho, os principais veículos de comunicação de Salvador. O objetivo era esclarecer os jornalistas sobre as recentes medidas de saúde anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, principalmente, o aumento de duração do curso de Medicina e a importação de médicos.
Compuseram a Mesa, além do presidente da ABM, o presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo Meneses, que coordenou o debate, o Presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, e o conselheiro federal do Cremeb que representa Bahia, Jecé Brandão. O 1º secretário do Conselho, Cons. Jorge Cerqueira; o coordenador da Comissão de Comunicação, Cons. Otávio Marambaia, e as conselheiras Teresa Maltez (vice-presidente) e Lúcia Arbex (2ª vice-corregedora) também acompanharam a coletiva.
Os jornalistas fizeram perguntas sobre a formação médica com mais dois anos, importação de Médicos, carreira de Estado e as condições de trabalho e de unidades de saúde.