A assembleia dos médicos, realizada na noite da última quinta-feira (13.06), no auditório da ABM, contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Antônio Rodrigues Alves. A paralisação permanece e uma nova assembleia está agendada para a próxima segunda-feira (17.06). Representantes de entidades médicas, como o Presidente da ABM, Antônio Carlos Vieira Lopes, o Presidente do Cremeb, Cons. José Abelardo de Meneses, o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães; e demais autoridades, compareceram à reunião.
Os médicos exemplificaram os diversos problemas que a categoria enfrenta para o exercício profissional, sempre ressaltando que a motivação da greve é obter melhores condições de trabalho. O Secretário, por sua vez, mostrou que está ciente das dificuldades e procurou responder a todas as queixas e indagações. Também agendou uma reunião com os médicos, na próxima terça-feira, 18 de junho.
Rodrigues Alves pontuou reivindicações que já havia recebido do Sindimed, e aquelas apresentadas durante a assembleia. Não apresentou proposta de reajuste salarial, destacando que o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) do município vem gradativamente atualizando a remuneração. Ele reconheceu e historiou o sucateamento nas unidades de saúde, e apresentou providências que estão sendo tomadas para corrigir os problemas.
O Secretário comprometeu-se a elaborar um termo sobre as pendências e abrir uma mesa de diálogo com os médicos, acompanhada pelo Sindimed. Falou sobre o Auxílio Periferia – somente para os estatutários -, que poderá ser ampliado, e relatou o recente mutirão realizado na Secretaria para regularizar o pagamento da insalubridade.
Abordou ainda a extensão da carga horária para quem perdeu o TAC e Redinha e demonstrou preocupação com a permanência do pessoal que tem vínculo TAC/Reda - objeto de negociações junto ao Ministério Público. Também prometeu uma revisão do PCCV para corrigir distorções apontadas pelos médicos, a exemplo das variações de carga horária.
Já passava das 23h quando os médicos do município encerraram a assembleia.