Até a próxima sexta-feira, 10 de maio, está sendo realizada a campanha nacional de vacinação contra a gripe nos postos de saúde pública da capital baiana e nos municípios de maior adensamento populacional. A meta é imunizar idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores do setor de Saúde, população indígena, doentes crônicos, transplantados e puérperas, mulheres que deram à luz em até 45 dias.
A finalidade da vacinação em massa promovida pelo Ministério da Saúde em articulação com os governos estadual e municipais é proteger os grupos considerados mais suscetíveis às complicações da gripe para a chegada do inverno, quando aumenta a incidência dos estados gripais.
A vacina contra a gripe é destinada a proteger contra os principais subtipos da doença, incluindo a influenza A (H3N2) e B.e a gripe suína (pelo H1N1), como ficou conhecida a doença que se disseminou em várias partes do mundo na pandemia de 2009. Os vírus causadores da gripe sofrem mutações, o que reforça a importância de manter a imunização atualizada anualmente.