Em sessão solene realizada no salão nobre da Reitoria da UFBA, em abril, a Academia de Medicina da Bahia empossou seus novos membros, Antonio Carlos Vieira Lopes, Mitermayer Galvão Reis, Raymundo Paraná Ferreira Filho e Reinaldo Martinelli. Médicos e professores da Universidade Federal da Bahia reconhecidos pela excelência profissional, os novos membros foram aclamados em uma noite prestigiada por grande número de médicos, parentes e amigos. “Como baluarte da cultura médica e humanista da nossa profissão, a Academia de Medicina da Bahia distingue aqueles que zelam pelo saber”, afirmou o professor e presidente da Academia, Thomaz Rodrigues Porto da Cruz, ao saudar os novos membros empossados.
Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam a reitora da UFBA, Dora Leal, a diretora da Faculdade de Medicina da Bahia, Lorene Pinto, o superintendente da Sesab, o médico Alfredo Boa Sorte, representando o secretário Jorge Solla, o conselheiro Jorge Cerqueira, liderança do Cremeb e presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Jorge Bermudez, vice-presidente da Fiocruz. Foram momentos de emoção, eternizados pela saudação dos empossados e seus pronunciamentos em homenagem à memória daqueles a quem sucederam na Academia, médicos que colaboraram no passado para o engrandecimento da atividade médica.
“Este andar acadêmico não seria possível se não fosse a intervenção quase divina, entre outros, de dois eminentes professores que me iniciaram na carreira médica e científica, coincidentemente, ambos, meus antecessores na cadeira que agora passo a ocupar. Refiro-me aos professores José Adeodato de Souza Filho e Elsimar Coutinho, primeiros influenciadores na minha trajetória como professor de Obstetrícia e pesquisador da Organização Mundial de Saúde”, relatou o presidente da ABM e professor aposentado emérito da Faculdade de Medicina da Bahia, Antonio Carlos Vieira Lopes.
Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes e os demais empossados fizeram um breve relato sobre a trajetória dos antecessores nas cadeiras da Academia que agora ocupam. Manifestaram, ainda, a honra e o agradecimento por esta distinção, ao integrarem a galeria de nomes de projeção na área médica na Bahia. “Estes profissionais empossados ajudaram a escrever a importante trajetória da medicina em nosso meio, colaborando para o fortalecimento da Universidade Federal da Bahia”, salientou a reitora Dora Leal.