O Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e celebrado no dia 08 de abril, tem o objetivo e alertar a opinião pública e as lideranças do governo sobre a importância de investir no acesso ao tratamento e, sobretudo, na prevenção da doença, além do diagnóstico precoce. Estatísticas do Ministério da Saúde estimam a ocorrência mais de 500 mil casos novos da doença no Brasil, em 2013, enquanto a previsão mundial aponta mais de 12 milhões de casos, que deverão levar à morte mais de 7 milhões de pessoas.
Nos últimos anos, houve um significativo avanço no desenvolvimento de drogas e de recursos mais eficazes para o tratamento dos tumores malignos. Entretanto, a incidência de casos tem aumentado, o que estaria associado, segundo os especialistas, a fatores como o aumento da longevidade da população e maior contato com os chamados agentes carcinogênicos. A má alimentação e as precárias condições de qualidade de vida também refletem diretamente nos números crescentes de casos de câncer.
Referência no tratamento do câncer infantil e no combate a outros tipos de neoplasias, o Hospital Aristides Maltez é a principal porta de entrada para pacientes com câncer, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição enfrenta a escassez de recursos, acentuada pela grande demanda de casos oriundos não só da capital, mas do interior da Bahia. O Aristides Maltez dispõe de 218 leitos e atende diariamente a aproximadamente 3 mil pacientes.