A Diretoria Plena da AMB esteve reunida nesta sexta-feira, 15 de março, em São Paulo (SP). Um dos itens da pauta, informado por Florentino Cardoso, presidente da entidade, foi em relação às medidas do Ministério da Saúde em ampliar o número de médicos no país. A primeira delas é que novas escolas sejam abertas e as vagas das faculdades existentes sejam ampliadas. A outra é o recrutamento de médicos formados no exterior.
Cardoso falou ainda sobre o andamento da coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que prevê o investimento de 10% da receita bruta corrente da União na saúde pública. A estimativa é que ainda no 1º semestre de 2013 a proposta seja apresentada no Congresso Nacional.
José Bonamigo, 1º tesoureiro, deu informes sobre a situação do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica) e Murilo Rezende de Melo, 2º tesoureiro, passou orientações sobre o uso da logomarca AMB.
O diretor de Relações Internacionais, Miguel Jorge, convidou todos a participarem da assembleia anual da Associação Médica Mundial (WMA), que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro, no Estado do Ceará, e está sendo organizada pela AMB.
Dentro do tópico “Assuntos gerais”, o diretor cultural Helio Barroso pediu a aprovação para novos projetos que estão sendo aventados pelo departamento e Emilio César Zilli, diretor de Defesa Profissional da AMB, esclareceu o novo fluxo de trabalho da Câmara Técnica da CBHPM e da Comissão Nacional de Honorários Médicos.